quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Caipirinha ou Caipiroska de Kiwi


Ola Amigos...

Muito calor hein, e nossa jornada de caipirinhas e caipiroskas continua, e hoje eu vou apresentar uma bem gostosa, e simples de fazer, onde requer cuidado e  não exagero, é a caipirinha de KIWI, por que o cuidado: - pois trata-se de uma fruta muito delicada, e se macerada com muita força perde-se o sabor real da fruta, na bebida.
Bem, pra começar vamos ver um pouco da história dessa frutinha muito saborosa...


KIWI...
Temos muito a agradecer à Nova Zelândia por ter apresentado o kiwi ao mundo, ainda que tardiamente, o que ocorreu apenas na década de 1970. Até então, planta e fruta permaneceram esquecidos em seu país de origem, a China. Por séculos, os chineses conviveram lado a lado com as trepadeiras onde nasciam os kiwis sem lhes dar nenhuma importância. Não se sabe exatamente porque, mas consta que nos livros tradicionais de culinária da China, mesmo nos de botânica, muito raramente a planta ou seu fruto são mencionados.
Foi preciso que um neozelandês fosse buscar a fruta, levando-a ao seu país. Ali, começou a tratar o kiwi, melhorando-o através de cruzamentos de diferentes variedades silvestres, até torná-la a fruta tão apreciada como merece. A Nova Zelândia ganhou, assim, o direito de nomeá-lo: kiwi é o nome de uma ave estranha, de plumagem do tipo penugem parecida com a casca do kiwi, símbolo daquele país.
 Bem já conhecemos um pouco da fruta, então vamos ao que interessa a caipirinha...
Caipirinha / Caipiroska de KIWI
Ingredientes:
200 ml de cachaça ou vodka
05 pedras de gelo
½ limão
01 Kiwi descascado
02 colheres de açúcar


folhinhas de hortelã para decorar:
Modo de preparo:
No copo que será servida a sua bebida coloque o limão em pedaços e macere, em seguida coloque o kiwi o açúcar e macere, mas veja bem, não macere com força basta um pouco, para que o sabor da fruta seja sentida em seguida adicione o gelo e mexa com uma bailarina (ou colher de café ou palitinho de sorvete)para misturar tudo e depois de gelada a mistura, adicione a bebida e mexa novamente, e finalizando 
coloque as folhinhas de hortelã para decorar.

Dica do nego:
Se preferir ao invés de colocar as folhinhas de hortelã para decorar, pegue umas folhinhas e coloque na forminha para fazer gelo e ele estará decorado com hortelã em cada pedra de gelo.



Fique esperto:
*Nesses dias de muito calor, adquira muita água pois nosso corpo pede, vamos cuidar da saúde, afinal é melhor cuidar da saúde do que da doença*








Até a próxima....

sábado, 23 de novembro de 2013

Caipiroska de Melancia

Ola Amigos...

*Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ter o puro espírito do Brasil. Alegria, espontaneidade, criatividade e vibração são algumas das características essenciais desse espírito.*

E é com esse espírito que eu venho aqui hoje tratar de ensinar um pouco que eu sei, e vamos falar de uma bebida refrescante a base de vodka, ou cachaça, mas vamos deixar ela mais suave e a vodka da essa leveza, uma caipiroska de melancia, mas para iniciar essa ótima receita, vamos saber um pouco da historia da fruta, afinal precisamos saber a procedência da fruta que iremos usar, então vamos lá.

MELANCIA...

A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari. O primeiro registro de colheita de melancia se deu há cerca de 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados nas paredes de suas construções remotas.No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte.Partindo do Egito, a melancia se espalhou por todos os países ao longo do Mar Mediterrâneo, levada por navios mercantes.
Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta.
Durante o século 13, a melancia se propagou pelo resto da Europa através dos mouros.
Através dos escravos, a melancia foi levada para as Américas.
Na América do Norte, destaca-se os Estados Unidos, que atualmente ocupa a quarta posição na produção mundial de melancia.
Na América do Sul, destaca-se o Brasil, onde a produção foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas em 1991.
No Brasil, o cultivo da melancia se dá principalmente nos Estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.





Caipiroska de Melancia.

Ingredientes:
02 fatias de melancia picada
150 ml de vodka
05 pedras de gelo
02 colheres de açúcar
01 limão cortado em cruz e folhinhas de hortelã para decorar.

Modo de preparo:
Em uma coqueteleira coloque a melancia, o açúcar a vodka e o gelo e misture tudo como movimentos de barman, de 15 á 20 segundos, e no copo que será servida a bebida coloque as fatias de limão para decorar, se preferir coloque mais gelo ou açúcar, e despeja a bebida, coloque o hortelã na decoração e sirva-se.

Dicas do Nego...
Escolher uma boa melancia é muito fácil :
1 – Levante a melancia para sentir seu peso. 92% da melancia é água
2 – Olhe cuidadosamente a melancia e observe se ela é simétrica e se não possui marcas, cortes ou amassados.
3 – A parte inferior da melancia deve ter um ponto amarelo a partir de onde esteve enraizada no chão. Quanto mais escuro for o amarelo, mas madura estará a fruta.
4 – Elas podem ser classificadas por: inteira, metade, pedaço (taiada) e por fatia
Nota : Você deve lavar as melancias antes de seu consumo.
Curiosidades...
O registro da primeira colheita de melancia se deu há 5.000 anos atrás, no Egito, 92% da melancia é água, o nome científico da melancia é Citrullus lanatus , e é uma planta da família Cucurbitácea, melancia é uma erva trepadeira e rastejante




Abraços e até a próxima.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Caipirinhas e Caipiroskas

Ola Amigos...

Muito calor ?  
Isso pede muita água, cerveja, sucos, e alguns drinks, e o tradicional de todos e para toda ocasião é a tão famosa caipirinha, vou começar uma matéria sobre Caipirinhas e Caipiroskas, ou seja, mostrar a diferença de uma e de outra e claro mostrando passo a passo de cada receita, vamos ficar ligados e beber com moderação.

Vamos começar sabendo a diferença entre uma e outra...


Caipirinha
A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão não descascado, açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes, principalmente acompanhada pela tradicional feijoada, é claro que podemos usar outros tipos de frutas, mas o limão sempre é o tradicional.
Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes são em quantidades tão irregulares e não se misturam perfeitamente que é muito complicado fazer uma boa divisão.                       








Caipiroska
A caipiroska é uma versão do tradicional coquetel brasileiro conhecido como caipirinha, na qual a cachaça é substituída pela vodka por se tratar de uma bebida para paladares mais suaves. A caipiroska pode ser feita com várias frutas, além do limão, morango, kiwi, abacaxi, tangerina e outras mais, que fica a critério e paladar da pessoa.












Vamos lá !!!
Para começar uma receita bem simples e gostosa e o calor pede também, eu vou começar com uma Caipirinha (Caipiroska) de limão com hortelã, notem que eu estarei usando em muitas receitas ou até mesmo indicando a hortelã, por se tratar de uma plantinha suave e refrescante, e sempre da um diferencial a mais em sua bebida, é uma receita que eu já postei, mas como darei inicio a uma serie de caipirinha eu estarei retornando com essa receita.

Ingredientes:
01 limão (casca lisa) cortado em rodelas ou em pedacinhos.
02 colheres de sopa de açúcar
05 folhinhas de hortelã
05 pedras de gelo
01 dose de cachaça ou vodka. (150 ml)

Modo de fazer:
Em um copo que provavelmente será usado para a caipirinha coloque o limão as folhas de hortelã e o açúcar e macere tudo suavemente em movimentos suaves forçando para baixo e girando, como se estivesse parafusando algo, depois de macerado e misturado coloque o gelo e mexa um pouco com uma bailarina ou até mesmo uma colher pequena ou palitinhos de sorvete, e depois adicione a cachaça ou a vodka e mexa novamente para misturar tudo, se preferir adicione mais açúcar.

Dica do Nego..
Fique esperto com o limão, de preferência a aquele de casca lisa e fina, pois a tendência de eles amargarem é menor, e sempre que preferir fazer sua caipirinha com limão picado retire o miolo.

Curiosidades:
De acordo com o Decreto nº 6.871, de 2009:
§ 5º A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.


Abraços e até a próxima. 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Não só de bebidas vivemos, precisamos de aperitivos também..


Ola amigos

hoje não vou falar de bebidas, e sim de uma acompanhante boa para elas, e deixar uma receita para vocês, uma maravilha para esses dias frios e quentes, afinal não há clima certo, hora frio, hora calor, mas vamos ao que interessa, amanha eu vou preparar um prato muito bom, afinal não só falo de bebidas, eu sei cozinhar um pouco, e o pouco que sei vou repassar aos amigos, amanha eu vou fazer 02 tipos de costela, uma gaucha e a outra de porco, as duas assadas na churrasqueira e de temperos diferentes, comecemos pela gaucha.

Costela gaucha.

Ingredientes:

1,5 kg de costela gaucha.
01 xícara de chá de azeite
½ xícara de chá de coentro picado
½ xícara de chá de alho já amassado
½ xícara de chá de cebola picada
01 cubo de caldo de carne (costela)
01 litro de água
Sal a gosto.
01 kg de batata bolinha sem casca.
01 saco de poliéster (compra-se esse saco em mercados e casas de enfeites e objetos para festas)

Modo de preparo:


Em uma panela coloque a costela e todos os ingredientes menos a água e envolva a costela de forma que os temperos peguem bem nela e ela fique bem temperada deixe ela descansando em 20 min. depois leve ao fogo para dar uma dourada e aos poucos vá adicionando a água, e deixe-a cozinhar mais um pouco, adiciona as batas para que ela cozinhe e pegue o gosto do tempero da costela, depois de cozida e que os temperos fixaram bem na costela,  tire a costela e deixe as batatas cozinhando, coloque a costela no saco de poliéster e amarre coloque para assar na churrasqueira, e fique de olho, depois que o saco estiver bem cheio de ar quente, você percebera que a costela já estará bem mais cozida, então a tire do saco e deixe assar na grelha normal até dar o ponto de assada, em seguida sirva com as batatas cozidas, se preferir, asse um pouco as batatas também, é só envolve-las na maionese, você vera que elas ficarão sequinhas e gostosas, já que, já estarão temperadas, e sirva a sua costela com arroz branco e um belo copo de vinho seco se preferir, e lógico durante esse processo de cozimento é sempre bom estar degustando de um belo copo de cerveja gelada, da mais sabor e prazer ao cozinhar rsrs.



A costelinha de porco.

Essa costelinha é mais fácil de fazer, vamos à receita.

Ingredientes:
 
800 gramas de costelinha, ou uma peça dessas que vendem em açougue já na embalagem
01 xícara de chá de mel
Sal grosso a gosto.
01 saco de poliéster

Modo de preparo:

Envolva a costelinha toda no mel, em seguida coloque o sal grosso nela, não precisa salgar muito, apenas em um lado, a coloque em um saco de poliéster e feche e coloque-a na churrasqueira para assar por pelo menos 01 hora, ou quando ver que ela já esta bem cozida dentro do saco, você ira perceber que ele vai inchar com o ar quente, mas não tem problema é o processo de cozimento dela, depois de bem cozida tire-a do saco e deixe na grelha para assar e quando ela estiver bem dourada e assada pode servi-la, aconselha-se uma salada de alface ou mesmo maionese, e sim um belo copo de vinho seco para acompanhar.

Bom amigos deu fome? rsrs em breve eu darei novas receitas de aperitivos para passarmos o dia feliz até a próxima.

Dica do Rogério:

Ao preparar as duas costelas comece pela costelinha de porco, afinal ela e mais fácil de preparar mas leva mais tempo para assar, um abraço e até a próxima.